Entendendo Melhor o Ativismo Quântico

A física quântica é o paradigma mais bem sucedido da física jamais descoberto. Em primeiro lugar, todos os cientistas seguem-no na sua prática da ciência porque têm de o fazer para fazer previsões. E, no entanto, a maioria deles evita reconhecer certas previsões embaraçosas. Os princípios da física quântica que contradizem a querida visão de mundo da ciência e atitudes exclusivas contra os aspectos refinados da experiência humana. Portanto, a civilização humana está em perigo.

Desta forma, os nossos sistemas sociais estão quebrando o capitalismo, democracia, educação liberal, cuidados de saúde e nutrição, religiões, todos estão em crise.

Como Entender o Ativismo Quântico?

A Teoria Quântica é um dos pilares fundamentais da Física de hoje. É uma teoria que reúne um formalismo matemático e conceitual, e inclui um conjunto de novas ideias introduzidas ao longo do primeiro terço do século XX, para explicar processos cujo entendimento estava em conflito com os conceitos físicos atuais. As ideias que sustentam a Teoria Quântica surgiram, então, como uma alternativa ao tentar explicar o comportamento de sistemas nos quais o aparato conceitual da Física Clássica era insuficiente. Ou seja, uma série de observações empíricas cuja explicação não era acessível através dos métodos existentes, propiciou o aparecimento das novas ideias. Veja mais aqui.

É necessário destacar o forte confronto que surgiu entre as ideias da Física Quântica e aquelas válidas até então, digamos, da Física Clássica. Isto é ainda mais agudo se tivermos em conta o notável sucesso experimental que estas ideias tinham mostrado ao longo do século XIX, baseado basicamente na mecânica de Newton e na teoria eletromagnética de Maxwell (1865). Tal foi a satisfação da comunidade científica que alguns físicos, incluindo um dos mais ilustres do século XIX, William Thompson (Lord Kelvin), chegaram ao ponto de dizer:

Hoje a física forma, essencialmente, um todo perfeitamente harmonioso, um todo praticamente acabado! Ainda existem “duas pequenas nuvens” que obscurecem o esplendor deste todo. O primeiro é o resultado negativo da experiência Michelson Morley. A segunda é a profunda discrepância entre a experiência e a Lei de Rayleigh Jeans.

Sobre Amit Goswami

O Dr. Amit Goswami, professor aposentado do Departamento de Física  Teórica da Universidade de Oregon, é um pioneiro do novo paradigma científico conhecido como “ciência dentro da consciência”. Além de um útil manual, Mecânica Quântica, ele escreveu vários livros sobre sua pesquisa. Em seu influente trabalho O Universo Autoconsciente, ele resolveu o problema da medição quântica, esclarecendo o famoso efeito do observador e lançando as bases para um novo paradigma científico baseado na primazia da consciência. Ele demonstrou que é possível integrar ciência e espiritualidade. A Física da Alma desenvolveu uma teoria sobre a sobrevivência após a morte e a reencarnação.

Em Deus Não Está Morto explora o que a física quântica nos diz sobre nós mesmos e sobre as nossas origens. Além de desenvolver ideias que podem estabelecer uma economia espiritual, uma democracia em evolução consciente, religiões pós seculares, educação criativa e medicina integrativa lucrativa. Goswami pratica a espiritualidade e a transformação. Ele se considera um ativista quântico.

Home

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.