Benefícios da Psicologia Positiva & Educação Emocional

A verdadeira teoria por trás da psicologia positiva foi definida em 1998 por Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihalyi e analisa todos os aspectos da psicologia de uma pessoa. Ela não desconta a psicologia tradicional, nem a supera. Ao invés de ver a psicologia puramente como um tratamento para o que é ruim, no entanto, ela olha para o positivo. A psicologia positiva é uma forma reconhecida de terapia e é oferecida por alguns conselheiros e psicólogos.

A psicologia sempre se interessou por onde a vida das pessoas deu errado, e o que resultou por causa disso. Doenças como a depressão são bem diagnosticadas e os padrões de comportamento depressivo são bem conhecidos. Entretanto, até recentemente, o que faz as pessoas felizes e como elas alcançam felicidade interior e bem-estar tem sido um mistério.

Como Funciona a Psicologia Positiva & Educação Emocional ?

Praticantes de psicologia positiva estudam pessoas cujas vidas são positivas e tentam aprender com elas, a fim de ajudar os outros a alcançar este estado de felicidade. Trata-se de um estudo científico e não remotamente hippie, apesar das suas conotações. O pensamento positivo é um aspecto da educação emocional positiva. Envolver-se com um grande estilo de vida e bens materiais pode parecer levar à felicidade, mas como você realmente se sente é governado pelo que se passa dentro da sua cabeça. Quando você sai do seu caminho para pensar positivamente, você realmente se purifica dos pensamentos ruins.

A auto conferência negativa é uma das maiores barreiras ao pensamento positivo. As pessoas se acostumam tanto ao pensamento negativo que sua mente consciente as puxa para baixo, mesmo quando elas não fizeram nada de errado. Essas pessoas se tornam inseguras, excessivamente indecisas. Pior ainda, elas abrem a porta para inúmeros problemas relacionados ao estresse.

Benefícios da Psicologia Positiva

Muitos pensadores negativos retirarão os negativos de uma situação e se concentrarão neles. Às vezes essas pessoas verão apenas o negativo em uma situação, a ponto de negar qualquer positivo. Algumas pessoas pensam cada tragédia sobre si mesmas. Personalizam cada coisa negativa e assumem que coisas ruins acontecem porque têm azar, ou como resultado de algo que fizeram ou não fizeram. Muitas vezes constroem situações negativas com lógica perfeita, fornecendo razões plausíveis pelas quais as coisas negativas ou são culpa delas ou se propõem a magoá-las.

A  Catastrofização envolve antecipar o pior. Algumas pessoas até o precipitam. Elas podem transformar uma interação um pouco estranha em uma reação exagerada, tornando a situação pior. Se algo negativo acontecer, eles vão usá-lo para validar as suas suposições negativas. Pessoas que pensam de forma extrema. Ou uma situação é perfeita ou é uma catástrofe. Este tipo de pensamento negativo pode afetar todas as áreas da vida de uma pessoa. Os seus efeitos podem ser tanto psicológicos como físicos. Ao praticar o pensamento positivo, você pode realmente evitar as condições médicas e colher os benefícios de ter uma visão positiva da vida.

Educação Emocional Positiva

Com a educação emocional positiva podemos ter acesso a motivos que nos impedem de prosperar. Em alguns casos até curar as feridas da alma, veja como AQUI. A depressão é uma doença complicada com elementos de saúde física e mental. Seria petulante sugerir que alguém com uma perspectiva positiva não encontrará sentimentos depressivos.

No entanto, a educação emocional positiva pode ser benéfica no tratamento da depressão. Ela pode equipar os doentes com as ferramentas para parar as espirais descendentes quando começam e ajudá-los a ver os aspectos positivos de suas vidas. Também pode ajudar a parar os hábitos de pensamento negativo que são comuns na depressão.

Home

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.