O Que é Fibromialgia?

A fibromialgia (FM) é uma doença que não apresenta sintomas físicos visíveis. Trata-se de uma síndrome crônica que causa dor nos músculos, articulações e nos nervos.

Além de provocar uma angústia mental muito grande. As pessoas podem associar os sintomas com as dores provocadas por outras doenças. Por exemplo, uma artrite ou inflamação das articulações. No entanto, ao contrário da artrite, não foi constatado que cause inflamação e danos nas articulações ou músculos.

É visto como uma condição reumática, em outras palavras, que causa dor nos tecidos moles ou dores miofasciais.

Afinal, O Que é Fibromialgia?

A FM causa dor generalizada, fadiga e outros tipos de desconforto. A causa é desconhecida, mas os fatores de risco incluem lesões traumáticas, artrite reumatoide e outros distúrbios autoimunes, tais como lúpus, e fatores genéticos. Não há cura, mas medicamentos, exercícios, acupuntura e terapia comportamental podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade do sono. A fibromialgia é um problema de saúde neurológico comum que causa dor generalizada e sensibilidade ao toque. A dor é algo que o paciente sente o tempo todo e, que pode piorar se forem realizados alguns movimentos simples.

Em quase na totalidade dos casos, os paciente reclamam de um cansaço ou de uma fadiga intensa e sem fim. Por mais que descansem ou durmam, acordam sempre cansados. Além disso, têm problemas de sono como insônia ou um sono não reparador. Esses pacientes podem até conseguir dormir, mas sempre acordarão cansados. O diagnóstico é feito clinicamente. Entenda que ainda não existe um exame que diagnostique de forma exata a doença. O médico vai avaliar o paciente pelas taxas apresentadas por um exame de sangue e pelo toque em alguns pontos do corpo.

A FM é mais comum nas mulheres, embora possa ocorrer nos homens. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, entre 10 pessoas, de 7 a 9 são mulheres entre 30 e 60 anos. Mesmo é bem menor quantidade de casos, existem crianças e adolescentes acometidos pela doença.

Sintomas da Síndrome Fibromiálgica

É preciso estar atento aos sintomas, uma vez que a FM é uma doença silenciosa e não existem exames que possam detectá-la. A fibromialgia causa o que agora é chamado de “regiões de dor”. A dor nessas regiões parece ser uma dor constante e intensa.

Outros sintomas de fibromialgia incluem:

• Fadiga
  • Insônia e sono não reparador
  • Dores de cabeça
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Problemas para focalizar ou prestar atenção
  • Dor na parte inferior da barriga
  • Olhos secos
  • e outros.

O Sistema Nervoso Central

Nos fibromiálgicos o sistema nervoso central interpreta os estímulos da dor de uma forma mais intensa. Isto pode ser devido a um desequilíbrio químico no cérebro ou anormalidade no gânglio raiz dorsal Fonte Confiável afetando a sensibilização central da dor (cérebro). A fibromialgia também pode afetar suas emoções e seu nível de energia.

Algumas pessoas dizem que sua dor piora em temperaturas extremas, tais como muito quente, frio ou úmido. Além da dor, a fadiga é a pior parte da fibromialgia.

Veja mais Oportunidade Para EmpreendedoresSintonize o Salto Quântico em sua Mente.